Gabriella Campos Mendes

gabriellacamposmendes

Licenciada em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pela mesma universidade; realizou pesquisa voltada para o estudo do Livro do Desassossego. É doutoranda do doutoramento em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de Coimbra; a tese em preparação trata da obra de José Cardoso Pires.

Lecionou nas Faculdades de Letras e de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando sobretudo na formação de professores de Língua Portuguesa e de Literatura. Também trabalhou no ensino básico e secundário como professora e coordenadora de Língua Portuguesa.

Atualmente dedica-se à pesquisa, à apresentação e à publicação académicas, com especial incidência sobre as obras de Alexandre Herculano, Oliveira Martins, Fernando Pessoa e José Cardoso Pires. É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e integra o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra como investigadora colaboradora do projeto “Figuras da Ficção”.

Verbetes:

Capitão Gallagher (O hóspede de Job)

Elias Santana (Balada da Praia dos Cães)

João Portela (O hóspede de Job)

Luís Dantas Castro (Balada da Praia dos Cães)

Maria das Mercês Palma Bravo (O Delfim)

Mena Ataíde  (Balada da Praia dos Cães)

Tomás Manuel da Palma Bravo (O Delfim)