Na sua versão eletrónica e em linha, o Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa (DPFP) apresenta-se como uma ferramenta de trabalho estruturada por forma a permitir o acesso a informações de diversa natureza e elaboração. De forma esquemática, a estrutura do DPFP é a seguinte:
1. Início: integra informação sobre o projeto de investigação “Figuras da Ficção” e sobre o DPFP, o elenco de colaboradores e remissões para o blogue
2. Conteúdos: é a secção fundamental do DPFP. Encontram-se aqui os verbetes (entradas) relativos às personagens, o elenco de ficcionistas
cujas personagens são contempladas, biografias literárias e iconografia.
3. Recursos: integra uma biblioteca (com bibliografias, textos em linha, etc.) e uma mediateca (recursos audiovisuais).
4. Destaques: secção dedicada a notícias e a informações sobre o desenvolvimento do projeto.
5. Área Reservada: secção de administração e de acesso para utilizadores registados.
A circulação pelo DPFP faz-se tanto por acesso direto a cada uma das secções descritas, como, no âmbito dessas secções, por movimentos hipertextuais, através de abundantes links. Nesse sentido, o DPFP cultiva uma dinâmica interna de interações que, conforme é usual em ferramentas desta natureza, permite uma utilização criativa, de acordo com as necessidades de cada utilizador.
O acesso ao DPFP é livre, em regime aberto. A intervenção no DPFP para efeitos de inserção de materiais está reservada a colaboradores registados, com diferentes níveis e prerrogativas de atuação.
O DPFP é uma obra em desenvolvimento e em permanente crescimento.