Raquel Trentin

raquel1

Docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria-RS, Brasil. Realizou Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Estudos Literários, na referida Universidade, e cumpriu, recentemente, estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra. Dedica-se aos estudos narrativos e tem como objeto de investigação principal a literatura portuguesa moderna e contemporânea. Defendeu dissertação sobre o romance A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge, e tese sobre os romances O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias, de Eça de Queirós. Dessa tese resultou a publicação do livro Eça de Queirós e o Espaço Romanesco (2014, EDIPUC, Porto Alegre, RS). É integrante da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) e da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL). Tem apresentado, com frequência, comunicações em congressos e tem publicado ensaios em revistas especializadas na área.

Maria Eduarda da Maia (Os Maias)

Paulo (Para Sempre)