Sara Grünhagen

Sara

Sara Grünhagen é doutora em Literatura de Língua Portuguesa pela Université Sorbonne Nouvelle, em cotutela com a Universidade de Coimbra. A sua tese foi publicada em português e em francês, em versões adaptadas, com os títulos A cor dos cabelos de Deus: a oficina de escrita de José Saramago (Fundação José Saramago/Centro de Literatura Portuguesa, 2023) e José Saramago et son atelier d’écriture (Honoré Champion, 2022).

Coautora, com Carlos Reis, de O essencial sobre José Saramago (INCM, 2023), também co-organizou os dossiês temáticos “José Saramago : création, dialogue et critique” (Reflexos, 2023) e “José Saramago: personagens, refigurações, sentidos” (Revista de Estudos Literários 12, 2022), o catálogo da exposição A oficina de Saramago (INCM, 2022) e o livro de ensaios Characters and Figures: Conceptual and Critical Approaches (Almedina, 2021).

Tradutora, autora de diversos artigos sobre as literaturas portuguesa e brasileira, é investigadora do Centro de Literatura Portuguesa (CLP/UC), onde realiza atualmente uma pesquisa de pós-doutoramento com ênfase em Almeida Garrett e Machado de Assis.

Lídia (O ano da morte de Ricardo Reis)

Marcenda (O ano da morte de Ricardo Reis)

Ricardo Reis (O ano da Morte de Ricardo Reis)

Sr. José (Todos os nomes)