Sara Grünhagen

Graduada em Letras Português e Inglês com ênfase nos Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde defendeu a dissertação “O labirinto da leitura: entre o autor e o leitor em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago”, em 2016, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

É doutoranda em Études Lusophones e Literatura Portuguesa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em cotutela com a Universidade de Coimbra, onde integra o grupo de investigação “Figuras da Ficção”, do Centro de Literatura Portuguesa (CLP). Desenvolve a tese « L’intertextualité comme style dans l’œuvre de José Saramago » sob a orientação de Olinda Kleiman e Carlos Reis. Membro do Centre de recherches sur les pays lusophones (CREPAL) e da Société des Hispanistes Français (SHF), atualmente é professora contratual na Université Sorbonne Nouvelle, em Paris.

Desde 2008 atua no mercado editorial como preparadora e tradutora, tendo já traduzido romances e obras de autores como Zadie Smith, Donna Tartt, Elizabeth Strout, Jon Krakauer e Edward St. Aubyn.

Lídia (O ano da morte de Ricardo Reis)

Marcenda (O ano da morte de Ricardo Reis)

Ricardo Reis (O ano da Morte de Ricardo Reis)