Elizete Albina Ferreira

elizetealbinaferreira

Licenciada em Letras, pela Universidade Federal de Goiás – Brasil - (2002), onde fez o Mestrado (2006) e o Doutorado (2014) em Estudos Literários, este com a tese “O romance português contemporâneo: ideário e trajetória estética de Lídia Jorge”, publicada em 2018, pela Editora Kelps.

Professora Adjunta da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando na graduação e na pós-graduação em Letras (no Mestrado - área de concentração: Literatura e Crítica Literária), e membro da Superintendência de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, compondo a equipe de Língua Portuguesa responsável pela elaboração das avaliações diagnósticas e materiais didático-pedagógicos.

Desenvolve pesquisas com ênfase em Teoria Literária, Correntes Críticas Modernas e Contemporâneas e Literaturas em Língua Portuguesa. Pesquisadora CNPq, do Grupo “Crítica feminista e Autoria feminina: cultura, memória e identidade” – UFGD, articulado ao “Projeto de Pesquisa e Inovação Reflexões e narrativas contemporâneas: crítica, autoria, memória, cultura com o feminino em perspectiva”, desenvolvido no âmbito da UFMS. Coordena o Projeto “Processos de Figuração e Refiguração da Personagem: Perspectivas Comparadas”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Estudos da Personagem”, do qual é líder, na PUC-GO, com pesquisas voltadas à investigação composicional da personagem literária, sua relevância, domínio estético e representação, contemplando sua existência em discursos relações transliterárias. Desenvolve o projeto de Pós-Doutorado “Figuração e refiguração: a personagem feminina interartes”, pela UNIOESTE.

Julião (“O leproso” / Novos contos da montanha)

Senhor Ventura (O Senhor Ventura)

Vicente (Bichos)