Daniela Côrtes Maduro

danielacortesmaduro

Daniela Côrtes Maduro concluiu o mestrado em Estudos Anglo-Americanos na Universidade de Coimbra com a tese “Uma criatura feita de bits: ilusão e materialidade na hiperficção Patchwork Girl de Shelley Jackson” (2009). Recebeu uma bolsa individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (concurso nacional 2011) e finalizou, com a tese Imersão e Interactividade na ficção digital (2014), o doutoramento em Materialidades da Literatura (Universidade de Coimbra). Faz parte da equipa de investigação do projeto “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego” integrado no Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. É investigadora associada do Consortium on Electronic Literature e editora associada do Electronic Book Review, bem como do Electronic Literature Directory. Colabora com diversos projectos de investigação, entre os quais, o projecto Figuras da Ficção (Universidade de Coimbra) e o projecto Po-ex.net – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa. Entre 2015 e 2017, desenvolveu o projeto "Shapeshifting Texts: keeping track of electronic literature" financiado pela Universidade de Bremen e pelo Marie Skłodowska-Curie Actions Research Fellowship Programme. Leccionou na Universidade de Bremen, no ensino básico e no ensino secundário. Foi curadora de exposições dedicadas à literatura eletrónica e literatura experimental. Editou recentemente a antologia Digital Media and Textuality: from Creation to Archiving (2017), [transcript] Verlag.

Bernardo Soares (Livro do desassossego)

Cão das Lágrimas (Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a Lucidez)

Imperador (Dinossauro Excelentíssimo)

João Sem Medo (As aventuras de João Sem Medo)