Maria Eduarda Borges dos Santos

Maria Eduarda Santos

Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Membro do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde integra o Projeto de Figuras da Ficção e o Projeto de Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, ambos sob coordenação do Professor Doutor Carlos Reis.
Licenciada e Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Doutorada em Cultura Portuguesa pela Faculdade de Filologia Moderna da Universidade de Salamanca, com a tese Da Identidade Feminina na Ficção Portuguesa de Oitocentos: Voz(es) de Mulher, Perspectiva(s) de Autor.

Publicações:
. Do Diálogo ao Dialogismo na Obra de Camilo Castelo Branco, Câmara Municipal de V. N. de Famalicão / Centro de Estudos Camilianos, V. N. de Famalicão, 1999.
. (verbetes) Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, Castro, A. P e Bernardes, J. A. C. (Dir.),Lisboa, Verbo, 1995-1999.
. “Camilo Castelo Branco: do Romantismo ao Realismo”, História da Literatura Portuguesa – o Realismo e o Naturalismo, Reis, C. (Dir.), vol.5, Lisboa, Alfa, 2001.
. “Interpretações Artísticas da Luz” , Actas do XIII Encontro Nacional do Ensino das Ciências, Castelo Branco, Escola Superior de Educação. 2009. (CD-ROM). [ISBN: 978-989-95831-2-2].
. “Mondo” e “Aquele que nunca tinha visto o mar”, de J.M.G. Le Clézio, Textos, Imagens e Contos sobre Mobilidade. Investigação e Práticas em Educação Intercultural. Atas do Simpósio EUMOF, 16 e 17 novembro, Morgado, M. e Pires, M.N. (Coord.), Castelo Branco, IPCB, 2012.
. “Rever Portugal. Textos Políticos e Afins. Jorge de Sena”. Recensão Crítica, Revista de Estudos Literários, 3, Bernardes, J.A.C. (Dir.), Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa, 2013.

Maria Moisés (Novelas do Minho)
Josefa de Santo Aleixo (Novelas do Minho)