Maria Eduarda Borges dos Santos

mariaeduardaborgesdossantos

Maria Eduarda Borges dos Santos concluiu, em 2012, o doutoramento em Literatura Portuguesa na Faculdade de Filología Moderna da Universidade de Salamanca com a dissertação “Da identidade feminina na ficção portuguesa de Oitocentos: voz(es) de mulher, perspectiva(s) de autor”. É Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Educação, onde tem lecionado, entre outras, unidades curriculares de Literatura Portuguesa, Temas de Cultura dos Países Lusófonos ou Análise e Produção de Texto.

Integra o CLP da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2013, onde participa nos Projetos “Figuras da Ficção” e “Edição Crítica das obras de Eça de Queirós”. É membro da APLC desde 1989.

Colaborou na História da Literatura Portuguesa (Alfa, vol. 5, org. Carlos Reis) e na Biblos, Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (Ed. Verbo. Direção: A. P. Castro e J. C. Bernardes). Tem apresentado comunicações em encontros e congressos, nacionais e internacionais, tendo artigos publicados em revistas de especialidade e atas – “Camilo Castelo Branco: as 'leis da alma' e os 'imperativos do estômago' como elementos de figuração da personagem”. In XXVI Congresso Internacional da Abraplip. Curitiba: UFRP, 2017, 1188-1207; “Ana Plácido, Maria Amália Vaz de Carvalho e Ana de Castro Osório”. In M. G. Besse e M. A. Silva (Coord.) Femmes Oubliées dans les Arts et les Lettres au Portugal (XIXe-XXe siècles), 97-109. Paris : Indigo & Côté-Femmes Éditions, 2016 ; “Da vida pela metade à perenidade devida: Josefa de Santo Aleixo e Maria Moisés”. In P. Laranjeira (Coord.) Revista de Estudos Literários (5, 529-542). Coimbra: CLP, 2015.

Cónego Justino (Eusébio Macário e A Corja)

Felicia (Eusébio Macário e A Corja)

Josefa de Santo Aleixo (Novelas do Minho)

Maria Moisés (Novelas do Minho)