Maria Eduarda Borges dos Santos

Maria Eduarda Santos

Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Ciências Sociais e Humanas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Membro do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde integra o Projeto de Figuras da Ficção e o Projeto de Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, ambos sob coordenação do Professor Doutor Carlos Reis.
Licenciada e Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Doutorada em Cultura Portuguesa pela Faculdade de Filologia Moderna da Universidade de Salamanca, com a tese Da Identidade Feminina na Ficção Portuguesa de Oitocentos: Voz(es) de Mulher, Perspectiva(s) de Autor.

Algumas Publicações:

Do Diálogo ao Dialogismo na Obra de Camilo Castelo Branco, Câmara Municipal de V. N. de Famalicão / Centro de Estudos Camilianos, V. N. de Famalicão, 1999.

(verbetes) Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, Castro, A. P e Bernardes, J. A. C. (Dir.),Lisboa, Verbo, 1995-1999.

“Camilo Castelo Branco: do Romantismo ao Realismo”, História da Literatura Portuguesa – o Realismo e o Naturalismo, Reis, C. (Dir.),

vol.5, Lisboa, Alfa, 2001.

“Interpretações Artísticas da Luz” , Actas do XIII Encontro Nacional do Ensino das Ciências, Castelo Branco, Escola Superior de Educação. 2009. (CD-ROM).

[ISBN: 978-989-95831-2-2].

“Mondo” e “Aquele que nunca tinha visto o mar”, de J.M.G. Le Clézio, Textos, Imagens e Contos sobre Mobilidade. Investigação e Práticas em Educação Intercultural.

Atas do Simpósio EUMOF, 16 e 17 novembro, Morgado, M. e Pires, M.N. (Coord.), Castelo Branco, IPCB, 2012.

“Rever Portugal. Textos Políticos e Afins. Jorge de Sena”. Recensão Crítica, Revista de Estudos Literários, 3, Bernardes, J.A.C. (Dir.),

Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa, 2013.

."Da vida pela metade à perenidade devida: Josefa de Santo Aleixo e Maria Moisés", Revista de Estudos Literários, n.º 5, Centro de Literatura Portuguesa, 2015,

pp. 529-542.

Maria Moisés (Novelas do Minho)
        Josefa de Santo Aleixo (Novelas do Minho)