Kathryn Bishop-Sanchez

kathrynbishopsanchez

Kathryn Bishop-Sanchez é professora titular de estudos portugueses e brasileiros na Universidade de Wisconsin-Madison (USA). As suas áreas principais de pesquisa são a representação cultural, literária e fílmica da raça e da etnicidade, a narrativa dos séculos XIX e XX da literatura portuguesa, os estudos de gênero e a representação cultural e performática de intercâmbios transatlânticos.

O seu primeiro livro Utopias desmascaradas: o mito do bom selvagem e a procura do homem natural na obra de Almeida Garrett foi publicado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (Lisboa, 2008). Em 2016 publicou o livro, Creating Carmen Miranda: Race, Camp and Transnational Stardom (Vanderbilt University Press). Foi editora convidada de Portuguese Literary & Cultural Studies (“The Other 19th Century”; University of Massachusetts-Dartmouth, 2007), co-editora, com Severino Albuquerque, de Performing Brazil: Essays on Culture, Identity and the Performing Arts (University of Wisconsin Press, 2015) e co-editora de “Eça e Machado: diálogos transatlânticos” (Revista de Estudos Literários,  6, 2016; Centro de Literatura Portugiesa da Universidade de Coimbra).

É editora executiva de  Luso-Brazilian Review e editora de uma série na Vanderbilt University Press, “Performing Latin-American and Caribbean Identities”. Desde 2018, é membro colaborador do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Carminha (O dia dos prodígios)

Carminha Rosa (O dia dos prodígios)

Lillias Fraser (Lillias Fraser)

Quina (A Sibila)