Maria do Rosário da Cunha Duarte

mariadorosariodacunhaduarte

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1976), onde também concluiu o Mestrado em Literatura Portuguesa (1994). Doutorou-se, em março de 2003, na Universidade Aberta, no ramo de Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Portuguesa, com a tese A inscrição do livro e da leitura na ficção de Eça de Queirós, editada em 2004 pela Livraria Almedina.

Leciona desde 1989 na Universidade Aberta, onde atualmente é Professora Auxiliar de nomeação definitiva, tendo exercido as funções de diretora da Delegação de Coimbra, de 2006 a 2014.

Tem apresentado comunicações em diversos encontros e congressos, nacionais e internacionais, tendo artigos publicados em diversas revistas de especialidade, publicações coletivas e Atas. É membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queirós e integra, desde 1990, a equipa de trabalho da edição crítica da obra de Eça de Queirós. É membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fazendo parte da Comissão de Redação do Dicionário de Personagens da Figuras da Ficção. A sua investigação situa-se no âmbito da literatura portuguesa (época moderna e contemporânea).

Álvaro Silvestre (Uma abelha na chuva)

Juliana (O primo Basílio)

Leopoldina (O primo Basílio)

Luísa (O primo Basílio)