Carlos Machado

Professor de Português do Ensino Secundário. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa e Doutor em Tradução, foi assistente convidado do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e docente da Escola Superior Artística do Porto (extensão de Guimarães). Desenvolve trabalho como formador de professores de Português, colaborando com o Instituto de Avaliação Educativa, com a Direção-Geral de Educação e com o Centro de Formação Francisco de Holanda.
          Carlos Manuel Alves Machado desenvolve a sua investigação nas áreas da Didática da Literatura, da Teoria da Literatura, da Literatura Portuguesa e da Literatura Comparada (neste último caso, com especial incidência no estudo da relação entre literatura e artes plásticas), tendo publicado inúmeros artigos em publicações académicas e revistas especializadas, nacionais e estrangeiras.
          Deu à estampa o livro Entre a utopia e o apocalipse - Augusto Abelaira e o fim da História (Angelus Novus: Coimbra, 2003).

Salústio Nogueira (Salústio Nogueira).

Rosária (Amor Divino).