Carlos Machado

carlosmachado

Professor de Português do Ensino Secundário, na Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães.

Licenciado em Ensino de Português/Francês e Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, pela Universidade do Minho, e Doutor em Tradução, pela Universidade de Vigo, em Espanha.

Foi assistente convidado do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e docente da Escola Superior Artística do Porto (extensão de Guimarães). Desenvolve actualmente, em regime de acumulação de funções, trabalho como formador de professores de Português, colaborando com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), com a Direção-Geral de Educação (DGE) e com o Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH), em Guimarães.

Carlos Manuel Alves Machado desenvolve a sua investigação nas áreas da Didática da Literatura (ao nível do desenvolvimento curricular e da implementação de processos de avaliação), da Teoria da Literatura, da Literatura Portuguesa e da Literatura Comparada (neste último caso, com especial incidência no estudo da relação entre literatura e artes plásticas), tendo publicado várias dezenas de artigos em publicações académicas e revistas especializadas, nacionais e estrangeiras (nomeadamente, em Espanha, França, Grécia e Suíça).

Deu à estampa o livro Entre a utopia e o apocalipse - Augusto Abelaira e o fim da História, através da editora Angelus Novus (Coimbra, 2003).

Verbetes:

Arnaldo Cunha (O bosque harmonioso)

Giovanni Fazio (cidade das flores)

Rosária (Amor Divino)

Salústio Nogueira (Salústio Nogueira)

T (Bolor)