Cristiane Navarrete Tolomei

cristianenavarretetolomei

Professora adjunta da área de Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus III, e docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na mesma instituição. Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2010), realizou também pós-doutoramento em “História e Crítica Literária” pela UNESP, de Assis (2014), e pós-doutoramento em “Literatura e outras formas do saber” pela Universidade de São Paulo (2015 e 2017), todos focalizando a recepção de Eça de Queirós nas imprensas portuguesa e brasileira. Atualmente, coordena o “Grupo de Estudos e de Pesquisa Literatura, História e Imprensa” (GEPELHI/CNPq) e é diretora do Centro Maranhense de Documentação e de Pesquisa “Maria Firmina dos Reis” (CEMDOP/UFMA). Além disso, é membro do grupo de pesquisa “Eça”, da Universidade de São Paulo e integra o projeto “Figuras de Ficção” e a equipe da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, os dois últimos coordenados pelo Professor Doutor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra.

É coautora dos livros Literatura, linguagem e ensino: momentos de reflexão (Pedro & João Editores, 2011) e Entre Fronteiras: reflexões sobre linguística e literatura (EDUFMA, 2016), e autora das obras A recepção de Eça de Queirós no Brasil. Leituras do Século XX (Scortecci, 2014) e A lenda arturiana reescrita na literatura infanto-juvenil (Pedro & João Editores, 2017). Também publicou diversos artigos e ensaios sobre teoria literária e literatura portuguesa oitocentista.

Dom Bibas (O Bobo)

Vasco (O Monge de Cister)