Eliane Fittipaldi

elianefittipaldi

Eliane Fittipaldi Pereira é Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), onde também se especializou em Tradução (1980). Nessa mesma instituição concluiu o Mestrado em Estudos Literários e Tradutológicos em Inglês e Francês (1987) e o Doutorado em Literatura Portuguesa Comparada às Literaturas Brasileira, Francesa e Inglesa (1996), com o tema Personagens Femininas do Realismo: uma retórica da paixão.

Foi professora de Teoria da Literatura, Língua Francesa Avançada e Literatura Norte-Americana na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990 a 1993), onde foi convidada para ministrar a disciplina “Études critiques des littératures d'expression française” em pós-graduação (2008); lecionou Comunicação Organizacional na Fundação Getúlio Vargas (1999 a 2000) e  Literatura Portuguesa, em regime de substituição, na  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1999 a 2000).

É Tradutora Literária para o mercado editorial desde 1980. Atua nas áreas de Comunicação e Educação Corporativa desde 1994, sendo Diretora Executiva da Empresa Dixi Comunicação Empresarial desde 2004. Vem oferecendo Palestras e Cursos Livres de Literatura e Tradução Literária para diversas Instituições desde 2005.

Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado a respeito da (des)construção de personagens femininas no Cinema Francês e nas Literaturas Brasileira e Francesa, e integra o grupo de estudos em Literatura e Psicanálise, na Universidade de São Paulo.

José Matias (José Matias)

Mariana Toledo (Tanta gente Mariana)