Maria Helena Santana

mariahelenasantana

Professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora do Grupo de investigação “Património Literário” do Centro de Literatura Portuguesa. Doutorou-se em 2001, na mesma Universidade, com uma tese sobre Literatura e Ciência na ï¬cção do século XIX. A narrativa naturalista e pós-naturalista portuguesa (publicada na Imprensa Nacional/Casa da Moeda em 2007).

Tem-se dedicado à narrativa moderna e contemporânea, em particular ao romance do século XIX, mas também à história literária e cultural. Colaborou na História da Literatura Portuguesa (Publ. Alfa, vol. 5, organizado por Carlos Reis) e na História da Vida Privada em Portugal (Círculo de Leitores, vol. 3, organizado por Irene Vaquinhas).

Publicou, em coleções da Imprensa Nacional, edições críticas de Eça de Queirós – Textos de Imprensa VI (1995) e de Almeida Garrett – O Arco de Sant’Ana (2005); Fragmentos Romanescos (2015, com Ofélia Paiva Monteiro). É coeditora, entre outros trabalhos, de Almeida Garrett: um romântico, um moderno (INCM, 2003), O Melodrama-I, (CLP, 2006), Alexandre Herculano – O Escritor. Antologia (INCM, 2010), O Século do Romance. Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista (CLP, 2013).

Bispo do Porto (O Arco de Sant’Ana)

Gertrudes (O Arco de Sant’Ana)

João Coradinho (Memórias de João Coradinho)

Maria do Céu (Paixão de Maria do Céu)