Antonio Augusto Nery

antonioaugustonery

Antonio Augusto Nery é Professor Associado de Literatura Portuguesa na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE; 2002), Mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR; 2005), Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP; 2010) e Pós-doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pelas Universidades de Coimbra (2014) e do Minho (2020). Entre 2019 e 2020 foi Professor Visitante do Programa CAPES/PRINT/UFPR na Cátedra Infante Dom Henrique, vinculada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa. Pesquisa e orienta trabalhos sobre a Literatura Portuguesa produzida no século XIX e na Contemporaneidade, além dos diálogos desta com a Literatura Brasileira e outras Literaturas. Também investiga a relação entre Literatura e Religião.

Dentre os seus principais interesses de pesquisa destacam-se as obras de Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e José Saramago. Possui diversos artigos críticos publicados em livros, revistas e atas de eventos, entre os quais: “O dilema entre orgulho, ascese e santidade em ‘Santo Onofre’, de Eça de Queirós” (2014); “Eduardo Lourenço e a atemporalidade de Eça de Queirós” (2014); “Caim (José Saramago) e a paródia que (re) valoriza” (2015); “Fidelino de Figueiredo e ..Um pobre homem da Póvoa de Varzim...(Eça de Queirós)” (2016); “A Geração de 70 e o Anticlericalismo” (2017); “Camilo e a Divindade de Jesus” (2018), “Padres e padres: características do (anti)clericalismo em duas versões de O Crime do Padre Amaro” (2019), “D'Angélique à la sorcière: croyance et insanité dans A Bruxa de Monte Córdova” (2019); “As Farpas em O primo Basílio” (2019) e “Aspectos da paródia em O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago” (2020).

Verbete:

São Cristóvão (Lendas de Santos)