Marta Marecos Duarte

martamarecosduarte

Marta Marecos Duarte (1980) licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas - Variante de Estudos Portugueses e Românicos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2007), instituição na qual apresentou uma dissertação de mestrado sobre a Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro (2010).

Após vários anos dedicados ao trabalho de edição de texto (Edição crítica da primeira parte da Crónica de D. João I, de Fernão Lopes, coordenada por Teresa Amado; Obra Completa do Padre António Vieira, coordenada por José Eduardo Franco e Pedro Calafate), frequenta atualmente o curso de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Prepara uma tese intitulada Vozes Consoantes, Vozes Dissonantes, Pina e Melo e a Cultura Literária do séc. XVIII: sujeito autoral, polémica e poéticas (FCT BD/101304/2014), cujo projeto é supervisionado pelo Professor Paulo Silva Pereira.

Interessando-se pela literatura e cultura dos séculos XVI-XVIII, destaca-se, entre outras publicações suas, a edição da História de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, no âmbito da Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa (coordenação de Carlos Reis, INCM, 2015). O aprofundamento do estudo da narratologia associa-se à sua colaboração, enquanto membro em formação do Centro de Literatura Portuguesa, no grupo de investigação "Figuras da Ficção".

Verbetes:

Frei Dinis (Viagens na Minha Terra).