Olga da Silva Coval

olgadasilvacoval

Nascida a 31 de agosto de 1979, frequenta o 3.º ano do curso de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A tese de investigação ocupa-se da temática do fantástico na narrativa medieval portuguesa.

É Mestre no mesmo domínio, pela Universidade de Coimbra, desde fevereiro de 2014, com a tese A retórica do (des)encontro nas cantigas de amigo. Ludus pragmático e erotização da figura feminina. Licenciou-se em Português, pela mesma instituição.

Em 2008/2009 foi distinguida com o prémio dos 3% melhores alunos da Universidade de Coimbra.

Entre as suas áreas científicas de interesse contam-se a literatura medieval; a poesia portuguesa do século XX; os autores fin de siècle e a cultura clássica: teatro, literatura e língua.

Participou recentemente no colóquio E)migrações, transferências: mestiçagens e dinâmicas da cidade, realizado em Brno (República Checa), com a comunicação intitulada «A infância luandina nos contos de Ondjaki», onde foi convidada a presidir a mesa sobre a obra de António Lobo Antunes.

Foi presidente do painel subordinado ao tema «Sobrevidas da personagem» no 5º Colóquio Internacional Figuras da Ficção

Membro fundador e organizador do coletivo DeclAMAR Poesia, no qual participa também enquanto diseur, que se realiza com periodicidade mensal no Salão Brazil desde 2015.

Publicou o artigo “Por detrás do palco: a figura feminina nas cantigas de amigo” na revista Escrita, PUC/RJ, n.º 19, 2014.

João Semana (As Pupilas do Senhor Reitor)