Ana Luísa Vilela

analuisavilela

Ana Luísa Vilela (Coimbra, 1957) é professora auxiliar do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982), concluiu em 1993 o mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa (sécs. XIX/ XX) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação intitulada Imagens do estrangeiro e auto-imagem nos livros de viagens de Ramalho Ortigão.

Doutorou-se em 2003, na Universidade de Évora, com a tese O Corpo do Sentido. Poética e Imaginário do corpo n´Os Maias, de Eça de Queirós (publicada em 2012, pelas Edições Cosmos, com o título Poética do Corpo. Imaginário e representação física n’Os Maias de Eça de Queirós).

Privilegiando a temática queirosiana, tem publicado, organizado e orientado diversos livros, capítulos de livros, coletâneas de ensaios, artigos, entradas de dicionários, dissertações de mestrado e de doutoramento. É responsável pelo projeto de edição de inéditos do espólio de Raul de Carvalho e pelo tratamento e inventariação do espólio de Florbela Espanca (Vila Viçosa). É consultora científica da edição das Obras Completas de Florbela Espanca (Estampa). Colabora no projeto Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, tendo editado O Mistério da Estrada de Sintra (2015).

Amaro Vieira (O Crime do Padre Amaro)

Luísa (O mistério da estrada de Sintra)

Joaquim Soares (O Brasileiro Soares).