ÁLVARES. Cristina et alii eds. Figuras do herói

Editores: Cristina Álvares, Ana Lúcia Curado e Sérgio Guimarães de Sousa

Título completoFiguras do herói: literatura, cinema, banda desenhada (Braga: Universidade do Minho/Centro de Estudos Humanísticos, 2012).

Descrição: Comunicações e conferências apresentadas no “Colóquio Internacional Figuras do Herói – Literatura, Cinema, Banda Desenhada” realizado no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2012.

Nota introdutória: Desde tempos imemoriais, os grupos humanos têm criado heróis para neles projetarem os seus ideais e valores, fundamentar a sua existência e problematizar a sua estrutura ética. Desde o semi-deus antigo ao herói urbano pós-moderno, as configurações histórico-culturais da figura heróica apresentam-se, não sofre dúvida, múltiplas e variadas. Há, pois, heróis e heroínas míticos, trágicos, cómicos, épicos, romanescos, picarescos, clássicos, tradicionais, modernos, contemporâneos, anti-heróis, super-heróis. Numa palavra, o herói tem mil caras. (extrato).

Acesso aqui