SCOPARO. Tânia. O Crime do Padre Amaro: do romance ao filme

Autora: Tânia Regina M. T. Scoparo

Dissertação de Mestrado em Comunicação orientada pela Prof. Doutora Ana Maria Gottardi, e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Área de Concentração em Mídia e Cultura, Linha de Pesquisa: Ficção na Mídia, da Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo da Universidade de Marília, da Universidade de Marília - Unimar, 2008.

Resumo: Este trabalho realiza um estudo semiótico entre linguagens midiáticas: faz uma análise comparativa entre o romance O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós, e sua adaptação para o cinema, o filme homônimo do diretor Carlos Carrera, analisando o processo de transcodificação da linguagem da narrativa literária para a linguagem cinematográfica. Levanta questões como a relação entre literatura e cinema; a adaptação do texto literário pelo roteiro cinematográfico; os aspectos técnicos da linguagem cinematográfica (enquadramento, movimentos da câmera, focalização, diálogos, trilha sonora, etc.), procurando evidenciar o modo como a linguagem literária e seus recursos narrativos foram transpostos para o cinema. A análise revela que a adaptação cinematográfica transporta a trama para espaço e época diversas, trazendo necessárias mudanças de conflitos e temas, mas que no essencial mantém-se fiel ao texto queirosiano, demonstrando que os gêneros não se repelem, mas se aproximam, ampliando as possibilidades de leituras significativas. O estudo termina com a análise de cenas significati vas do filme pela perspectiva da semiótica greimasiana.

Palavras-chave: Cinema. Literatura. Adaptação. Roteiro. Semiótica.

Para aceder a este trabalho, clique aqui.