Construção da personagem feminina na minissérie "Os Maias" — A [por Kyldes Batista Vicente]

Artigo publicado In: Letras de Hoje, vol. 47, n.º 4, outubro/dezembro de 2012, pp. 392-398.

Resumo: Eça de Queirós procurou mostrar em seus textos a sociedade portuguesa do século XIX. No romance Os Maias procurou fotografar a vida política, econômica, artística e familiar portuguesa. A produção literária queirosiana apresenta tipos humanos produzidos pela sociedade de Portugal e entre as personagens vamos encontrar mulheres construídas com o objetivo de causar desconforto na aristocracia portuguesa. A mulher aparece desenhada acompanhando um dos principais temas da literatura queirosiana, o amor proibido. Este texto pretende discutir a figura feminina na minissérie Os Maias em que, a partir do romance homônimo de Eça de Queirós, Maria Adelaide Amaral e Luiz Fernando Carvalho (roteirista-autora e diretor) procuraram recriar imagens das mulheres queirosianas na televisão brasileira.

Palavras-chave: melodrama, personagem feminina, televisão.

Aceda ao artigo, clicando aqui.