Roberto Loureiro

robertoloureiro

Formado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro), fez Especialização e Mestrado em Literatura Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como professor lecionou disciplinas de Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Literários na Faculdade de Formação de Professores da UERJ e na extinta Faculdade CCAA, ambas no Rio de Janeiro. Nas duas instituições orientou trabalhos monográficos de conclusão de curso, assim como participou de bancas avaliadoras com temas ligados às literaturas portuguesa, brasileira e Comunicação Social. Entre 2007 e 2013 fez parte do Polo de Pesquisa Luso-Brasileiro do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, onde investigou, sobretudo, o século XIX português com ênfase na obra de Eça de Queirós. Organizou ainda colóquios e cursos sobre literatura, história e cultura portuguesas sob a orientação da Doutora Gilda Santos. Foi editor das revistas académicas Palimpsesto (UERJ), Intersignos (Faculdade CCAA) e Convergência Lusíada (Real Gabinete Português de Leitura). Entre 1990 e 2005 trabalhou em televisão tanto no Brasil quanto em Portugal, tendo participado da produção de programas televisivos para a Rede Globo, RTP, SIC e TVI, como sonoplasta, editor, produtor e realizador. Atualmente é doutorando na Universidade de Coimbra e investigador do grupo “Figuras da Ficção” do Centro de Literatura Portuguesa.

Clara (As Pupilas do Senhor Reitor)

Margarida (As Pupilas do Senhor Reitor)