MARQUES. Inês Fonseca. A figuração de personagens históricas ao serviço da sátira

Autora: Inês Fonseca Marques

Artigo apresentado no Seminário de Estudos Narrativos do Mestrado em Comunicação e Jornalismo da FLUC, Coimbra, 2015.

Resumo: Através de um estudo de caso constituído pelas personagens D. Pedro I, na minissérie O Quinto dos Infernos (TV Globo, 2001-2002), e D. Pedro II, na crónica Fastos da Peregrinação de Sua Majestade o Imperador do Brasil por Estes Reinos (Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, As Farpas, 1872), este artigo constitui-se como uma reflexão acerca da figuração da personagem histórica, com intuito satírico e humorístico, na crónica e na série. Para sustentar este estudo, a primeira parte do artigo versa questões relacionadas com a teoria da personagem, tais como a importância e funções desta categoria narrativa, a diferença entre pessoa e personagem, os problemas associados à sua leitura e as diferenças entre o registo histórico e os registos cronístico e televisivo, colocando-se em confronto a factualidade e a ficcionalidade. A análise das personagens é ainda precedida por uma parte sobre a importância histórica das figuras estudadas, bem como pela contextualização do corpus.

Palavras-chave: personagem, figuração, crónica, série televisiva.

Para aceder ao artigo completo, clique aqui.