Bianca do Rocio Vogler

biancadorociovogler

Graduada no curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa e as suas respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tendo produzido, no ano de 2010, como trabalho de conclusão de curso, a monografia intitulada Uma tragédia (grega) portuguesa: a questão do trágico no romance Os Maias, de Eça de Queiroz, sob a orientação do professor Paulo Rogério de Almeida.

Participou também, entre os anos de 2009 e 2010, em um projeto de pesquisa, com bolsa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), orientada pelo professor Doutor Antônio João Teixeira, tendo realizado o trabalho intitulado O conceito de individualismo na obra de Tennessee Williams e sua transposição para o cinema.

Mestrado concluído em 2014 pelo programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com a dissertação de título Afonso da Maia, da literatura à televisão: o processo de transposição do patriarca Maia do romance eciano para a minissérie global, tendo sido orientada pelo professor Doutor Antônio João Teixeira, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Doutorado em andamento, desde 2015, pelo programa de Doutoramento em Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade de Coimbra, sob a orientação do professor Doutor Carlos Reis, com o tema Transposições intermidiáticas das personagens Maria Monforte e Tomás de Alencar d’Os Maias, de Eça de Queirós. Bolsista do programa de Doutorado Pleno no Exterior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

José de Oliveira (O Senhor Deputado)