Kyldes Batista Vicente

kyldesbatistavicente

Kyldes Batista Vicente é professora na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), onde é editora da Revista Humanidades & Inovação (ISSN: 2358-8322); e na Faculdade Itop, onde é editora da Revista Multidebates (ISSN: 2594-4568) e Coordenadora do Programa de Iniciação Científica.

Possui Graduação em Letras e Mestrado em Letras e Linguística (pela Universidade Federal de Goiás, Brasil), Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela Universidade Federal da Bahia, Brasil) e Pós-Doutorado em Letras (pela Universidade Federal de Goiás, Brasil).

Atua em cursos de formação de professores e realiza pesquisa e extensão na área de Letras. É autora do livro intitulado Episódios da vida romântica: Maria Adelaide Amaral e Eça de Queirós na minissérie Os Maias, publicado em 2018 pela editora brasileira Appris, em que analisa o modo como foi possível à equipe de realizadores da televisão brasileira a criação de estratégias para a composição de programas de efeitos que aproximassem a minissérie ao texto queirosiano, sem deixar de imprimir suas marcas no produto realizado. O livro é resultado das pesquisas realizadas durante o doutoramento.

Publicou, entre outros, os artigos: “Figurações e Refigurações da Personagem na Intermidialidade”, na Revista Polifonia: Estudos da Linguagem (Universidade Federal do Mato Grosso) e “As personagens do romance Os Maias na minissérie da Globo. Revista de Estudos Literários” (Universidade de Coimbra).

Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Afonso da Maia ( Os Maias )