Marta Teixeira Anacleto

martateixeiraanacleto

Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora do Projeto «Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa (séculos XVIII a XXI)», no CLP (Grupo “Teoria literária”). Doutorou-se, em 2000, na Universidade de Coimbra, na área da Literatura Comparada, com a tese Escrita e reescrita do texto ficcional bucólico. A receção do romance pastoril ibérico em França (séculos XVI-XVIII). Realizou provas de Agregação em Estudos Franceses, em 2012, na mesma Universidade, com o tema Espetáculo, literatura e sociedade: práticas do «menor» na dramaturgia francesa do Grand Siècle.

Leciona, na FLUC, “Literatura Francesa dos séculos XVII e XVIII”, “Teatro Francês”, “Seminário de Teatro (Estudos Artísticos)”, “Argumento cinematográfico”, “Teorias e Metodologias dos Estudos de Tradução”.

É correspondente portuguesa da «Société d’Histoire Littéraire de la France/Collège de France», membro do Conselho Científico do CIR17 («Centre International de Rencontres sur le 17e siècle») e da SATOR («Société d’Analyse de la Topique Romanesque avant 1800»). É membro de comissões científicas de projetos – entre os quais, Pombalia-Pombal Global, Condomínio - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal (1960-2020) –, e de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Foi professora convidada de várias instituições internacionais, nomeadamente da Universidade de Angers e da Universidade Paul Valéry-Montpellier. É avaliadora estrangeira da Agence Nationale de la Recherche (França).

Tem desenvolvido investigação e publicado, em Portugal e no estrangeiro, em domínios como: poética comparada do romance pastoril ibérico e francês; poética do teatro francês do século XVII e suas representações contemporâneas portuguesas; poética da tradução. Destacam-se os volumes: Infiltrations d’images: de la réécriture française du roman pastoral ibérique (Amsterdam-New York, NY, Rodopi, Col. Faux Titre, 2009); Mineurs, Minorités, Marginalités au Grand Siècle (Paris, Ed. Garnier, Collection Rencontres, 2019).

Rosalina de Sousa (A corte do norte)