Aldinida Medeiros

image.png

É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde foi monitora do Núcleo de Estudos Portugueses e Bolsita de Iniciação Científica (PIBIC) Tem mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma universidade, em que apresentou a investigação Inês de Castro no romance Histórico Contemporâneo Português (2010) como tese de doutoramento. É professora da Universidade Estadual da Paraíba (Associada nível 1) onde, a partir de 2011, coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus), vinculado ao CNPq. Orientadora e docente colaboradora do Mestrado Profissional em Letras e no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade, ambos da UEPB. Atuou, de 2016 a janeiro de 2019, como orientadora e docente no PPGL (UFPB). Desenvolveu pós doutorado sob a orientação do Professor Doutor Carlos Reis e da Professora Doutora Cristina da Costa Vieira, no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, entre 2014 e 2015. Desenvolve, desde o segundo semestre de 2016 pós doutorado, em estágio de finalização, sob orientação da Professora Doutora Ana Luísa Vilela, na Universidade de Évora. Atua nas linhas de pesquisa: Estudos socioculturais pela literatura; Literatura, História e Memória; Literatura medieval em prosa e suas releituras; Literatura e Ensino.

Verbetes:

Amélia  (O Crime do Padre Amaro)