• Precisa de ajuda para encontrar algum conteúdo?

Cristina Vieira

Cristina Vieira

 

cristinavieira

 

Licenciada e mestre pela FLUP, é professora auxiliar no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior desde 2005, tendo defendido nessa instituição a tese A Construção da Personagem Romanesca: Processos Definidores.

No âmbito da docência, destaca a Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, área a que votou a maioria das suas comunicações em universidades como Aveiro, Porto, Coimbra, Nova de Lisboa, Lisboa, Católica de Braga, Salamanca, Sorbonne e Cuyo (Argentina). É membro do Centro de Literatura Portuguesa, onde integra o projeto “Figuras da Ficção” desde 2012.

Editou os ensaios A Construção da Personagem Romanesca: Processos Definidores (Colibri, 2008) e O Universo Feminino n’A Esmeralda Partida de Fernando Campos (DIFEL, 2002). Tem capítulos em vários livros: v.g., Narrativas do Poder Feminino (UCP, 2012); O Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (1991-2009). Estudos e Antologia (org. de P. Petrov, Roma Editora,2012) ou O personagem na Obra de José Marmelo e Silva (org. de A. Saraiva, Campo das Letras, 2008). É ainda autora de artigos publicados nas revistas Brotéria, Colóquio/Letras, Revista Portuguesa de Humanidades, Cadernos do CEIL, à Beira..., UBILETRAS (digital), Convergência Lusíada (Rio de Janeiro) e Estudios Portugueses y Brasileños (Salamanca).

 

Verbetes:

Berta da Póvoa (Os Fidalgos da Casa Mourisca)

Madalena (A Morgadinha dos Canaviais)