• Precisa de ajuda para encontrar algum conteúdo?

Marisa das Neves Henriques

Marisa das Neves Henriques

 

marisadasneveshenriques

 

Marisa das Neves Henriques doutorou-se em Filosofia e Cultura Portuguesas (Época Medieval), pela Universidade de Coimbra em 2013 com a tese A caminho de uma espiritualidade laica: Ciência, Filosofia e Teologia no Orto do Esposo (Tensões histórico-filosóficas e semânticas), orientada pelo Professor Doutor Mário Santiago de Carvalho.

É mestre em Investigação e Ensino da Literatura Portuguesa, pela mesma Universidade, desde 2008, com a dissertação Antes de um Manual de Pintura e Caligrafia: uma poética modernista por Almada Negreiros, realizada sob orientação do Professor Doutor Carlos Reis.

Foi Assistente de Língua Portuguesa na Academia de Poitiers. Foi bolseira de investigação do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra (2014-2018), tendo trabalhado diretamente no projeto “Figuras da Ficção”.

Desempenhou funções como revisora científica e didática de manuais escolares de português (2013). Fez parte do grupo de trabalho do E-Portal do Português (2011) e integrou a Equipa de Português da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (2007-2009).

Entre as suas publicações mais recentes constam os artigos "Ciência e fantasia na cultura portuguesa do primeiro renascimento", In Nair de Castro Soares e Cláudia Teixeira (eds.), Legado clássico no Renascimento e sua receção: contributos para a renovação do espaço cultural europeu, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, 125-153; e “Rebelo de Bettencourt: cúmplice da mistificação de Santa Rita Pintor", Revista Colóquio/Letras. Ensaio, 194, janeiro de 2017: 65-72.

 

Verbetes:

Gustavo (Eva)

João da Graça (Três Cadáveres)

Judite (Nome de Guerra)

Malhadinhas (O Malhadinhas)

Mário (Mário)

Paquita (Paquita)

Beatriz (A Mantilha de Beatriz)