• Precisa de ajuda para encontrar algum conteúdo?

Marisa das Neves Henriques

Marisa das Neves Henriques

Marisa Henriques

Doutorou-se em Filosofia e Cultura Portuguesas, pela Universidade de Coimbra, em 2013.

As suas principais áreas de investigação são a literatura portuguesa medieval, a filosofia em Portugal (séculos XIV-XV), o modernismo português e os estudos interartes. Em 2015 deu à estampa a sua tese de mestrado intitulada Antes de um Manual de Pintura e Caligrafia: uma poética modernista por Almada Negreiros (Centro de Literatura Portuguesa-Nota de Rodapé Edições), realizada sob a orientação do Professor Doutor Carlos Reis.

É bolseira do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra desde julho de 2014, integrando o projeto “Figuras da Ficção”.

 

Publicações recentes:

."Rebelo de Bettencourt: cúmplice da mistificação de Santa Rita Pintor", Colóquio / Letras, n.º 194,  janeiro-abril 2017, pp. 65-72.

 

. "La rédemption de Niccòlo Paganini: Eça de Queirós et M.S. Lourenço ", Revue musicorum, dir. Nathalie Vincent-Arnaud et Frédéric Sounac, 

n. 18, 2017 [La musique et le mal: figures, lectures, répresentations], pp. 21-32.

 

.Dos múltiplos calígrafos sibilinos que compõem as personagens da Trilogia da Mão", Teixeira de Pascoaes. As biografias no Pensamento Português, Lisboa, Colibri, 2017, pp. 395-405.

 

Verbetes:

João da Graça (Três Cadáveres);

Paquita (Paquita);

Beatriz (A Mantilha de Beatriz).