• Precisa de ajuda para encontrar algum conteúdo?

Maria Helena Santana

Maria Helena Santana

maria helena santana

Professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e coordenadora do Grupo de investigação “Património Literário” do Centro de Literatura Portuguesa. Doutorou-se em 2001, na mesma Universidade, com uma tese sobre Literatura e Ciência na ficção do século XIX. A narrativa naturalista e pós-naturalista portuguesa (publicada na Imprensa Nacional/Casa da Moeda em 2007).

Tem-se dedicado à narrativa moderna e contemporânea, em particular ao romance do século XIX, mas também à história literária e cultural. Colaborou na História da Literatura Portuguesa (Publ. Alfa, vol. 5, organizado por Carlos Reis) e na História da Vida Privada em Portugal (Círculo de Leitores, vol. 3, organizado por Irene Vaquinhas).

Publicou, em coleções da Imprensa Nacional, edições críticas de Eça de Queirós – Textos de Imprensa VI (1995) e de Almeida Garrett – O Arco de Sant’Ana (2005); Fragmentos Romanescos (2015, com Ofélia Paiva Monteiro). É coeditora, entre outros trabalhos, de Almeida Garrett: um romântico, um moderno (INCM, 2003), O Melodrama-I, (CLP, 2006), Alexandre Herculano – O Escritor. Antologia (INCM, 2010), O Século do Romance. Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista (CLP, 2013).

 

Verbetes:

Bispo do Porto (O Arco de Sant’Ana);

Gertrudes (O Arco de Sant’Ana);

João Coradinho (Memórias de João Coradinho);

Maria do Céu (A Paixão de Maria do Céu);

Vasco (O Arco de Sant’Ana).