sábado, 28 abril 2018 08:41

Congresso Internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”

saramago

A 8 de outubro do corrente ano, cumprem-se 20 anos sobre o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. A 10 de dezembro de 1998, José Saramago recebia em Estocolmo o Prémio Nobel da Literatura.

Nesse sentido, a Universidade de Coimbra associa-se à celebração da efeméride literária com várias iniciativas, entre elas o Congresso Internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”.  Organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, o evento decorrerá entre 8 e 10 de outubro de 2018 no Convento de São Francisco.

Neste momento, está a decorrer a segunda fase de inscrições com e sem proposta de comunicação.  Entre os vários eixos temáticos possíveis, encontram-se dois estreitamente relacionados com os estudos narrativos:

•  A personagem saramaguiana: figuração e sobrevida
  • Representações transmediáticas da obra saramaguiana