Irene Fialho

Irene Fialho (Lisboa, 1967) é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Universidade Nova de Lisboa (1989). Em 1994 concluiu na mesma universidade o mestrado em Literaturas Comparadas, Época Contemporânea, com a apresentação da dissertação Popular e Popularizante nos Manuais Escolares do Estado Novo. Ainda em 1994 co-editou, com Luiz Fagundes Duarte, o volume Alves & Cia., na Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. Na mesma série, editou Almanaques e outros dispersos (2011), bem como A Correspondência de Fradique Mendes (2014), juntamente com Carlos Reis e Maria João Simões. Na Biblioteca Nacional, publicou Almanaques (2001) e Aquisições Queirosianas (2007). Organizou ainda o volume Eça de Queiroz em casa. Desenhos e textos inéditos (Editorial Presença, 2016).

Neste momento, está a finalizar uma tese doutoramento sobre censura e autocensura em manuscritos autógrafos de Eça de Queirós, com o título No manuscrito dum Romance. Tem ainda em preparação a edição d’O Conde d’Abranhos para a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. É investigadora do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e colaboradora do CLEPUL da Universidade de Lisboa e do CHC da Universidade Nova de Lisboa.