Júlia Figueiredo

Jlia Figueredo

Júlia Cristina Carapinha S. Figueiredo é licenciada, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, com seminário científico na área da Pragmática Linguística aplicada ao programa de Português do ensino secundário, orientado pela Professora Ana Cristina Macário Lopes. É mestre em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação A figuração das personagens de Memorial do Convento: hipótese de leitura, orientado pelo Professor Carlos Reis.
Desenvolve atividade docente e de coordenação pedagógica no ensino secundário desde 1993. A sua área de pesquisa é a literatura portuguesa contemporânea, nomeadamente os estudos saramaguianos, os estudos narrativos, a intermedialidade narrativa e o ensino do Português. É colaboradora do projeto Figuras da Ficção, do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra.