Dilar Trancas

É licenciada, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, com seminário científico na área da Pragmática Linguística aplicada ao programa de Português do ensino secundário, orientado pela Professora Ana Cristina Macário Lopes. É mestre em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação A figuração das personagens nas crónicas de Eça de Queirós – Textos de Imprensa V (da Revista Moderna), orientada pelo Professor Doutor Carlos Reis. Desenvolve atividade docente no ensino básico e secundário desde 1997.

Na investigação destaca a literatura portuguesa realista, nomeadamente os estudos queirosianos, os estudos narrativos e o texto jornalístico. É colaboradora do projeto "Figuras da Ficção", do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra.